O dia começa lindo, quente e ensolarado e, quando você menos espera, o tempo fecha, a temperatura muda e nem parece que você está vivendo naquele mesmo dia. Em um país tropical como o Brasil, é praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha sido surpreendido por uma chuva de verão que,sejamos sinceros, são maravilhosas para aliviar o calor e até fazem a alegria da garotada, mas também podem trazer muitos inconvenientes. Afinal, ninguém gosta de sair para o trabalho e passar o dia inteiro molhado ou ainda ter que dirigir com a pista escorregadia.

Por isso, para te ajudar a encarar esses dias com segurança e um pouco mais de conforto, listamos 3 cuidados básicos que vão tornar a sua estação muito mais tranquila.

Não esqueça o guarda-chuva!

Sabe quando você é criança e toda vez que vai sair sua mãe pergunta se você pegou o casaco? Pois é, nos dias de chuva  lembrar sempre de levar o casaco pode ajudar, mas o mais importante  é não esquecer o guarda-chuva!

Como durante o verão a  previsão do tempo é sempre uma incógnita, é melhor prevenir do que remediar e sempre carregar o item com você, seja na mochila, na bolsa ou até no carro.

Pode parecer exagero andar com um guarda-chuva para todos os lados no calor, mas com certeza você vai precisar dele e, o melhor, é que hoje existem muito modelos divertidos com estampas e cores que são a cara do verão.

Outra dica é dar preferência para os calçados fechados e de materiais em que a água não penetre, mesmo que acidentalmente você pise em alguma poça. Lembre-se que que elas podem conter sujeiras e o contato direto com água pode causar doenças.

Caso você molhe os pés, o ideal é que não permaneça com o sapato por muito tempo e os  enxugue o mais breve possível para evitar micoses.

 

Passeios nas férias

Se o sol estiver reinando é óbvio que você vai querer aproveitar o dia na praia, o que pode ser uma grande ideia, mas cuidado. Se o tempo virar, não persista em ficar no mesmo local esperando que a chuva cesse.

Chuvas de verão costumam ser acompanhadas por raios e você estará vulnerável em qualquer lugar da costa, por isso, se você perceber que as nuvens estão carregadas, é melhor ir embora e se proteger em um lugar fechado.

Se o calor te deixa inquieto e você precisa se distrair, sempre existem os shoppings centers para dar um bom passeio com segurança e não se molhar. Sem falar que assistir um filminho em casa sempre é uma ótima opção para curtir um dia chuvoso.

 

Dirija com cuidado

Chuva e direção realmente não combinam e, embora o carro possa ser muito prático, é preciso ter cuidado redobrado na direção quando a pista estiver molhada.

Mantenha os itens de segurança do seu carro sempre em dia, principalmente os pneus e  borrachas do para-brisa.

Dirija em baixa velocidade e fique sempre de olho na pista, para evitar ser surpreendido por buracos ou deslizamentos, e acenda os faróis, mesmo durante o dia.

Se a chuva estiver muito forte, procure um lugar para estacionar e pare o carro.

 

Seguindo essas dicas, nada vai estragar o seu verão e você vai pode sair de casa despreocupado, faça chuva ou faça sol.