Seja qual for a estação do ano, Porto Alegre sempre recebe a visita de uma outra chuva. Isso acontece graças a proximidade da cidade com o Guaíba, o que eleva as taxas de umidade no ar e cria microclimas na cidade.

 

Ou seja, por estar tão perto assim da água, a capital dos gaúchos costuma contar com chuvas em todos os meses do ano, além de apresentar leves variações de temperatura em diferentes partes da cidade, podendo chegar a 4ºC de diferença.

 

Não esqueça o guarda-chuva

Pode-se perceber que para visitar ou morar em Porto Alegre, deve-se adicionar um item importante na mala: o guarda-chuva. Mesmo no verão, as chuvas são comuns na cidade e podem pegar qualquer um desprevenido.

 

Os meses com mais incidência de chuva no decorrer do ano são setembro e junho, quando a média pluviométrica ultrapassa os 100mm. Se você quer evitar ao máximo pegar uma chuvinha quando estiver em Porto Alegre, compre a sua passagem para os meses de maio ou abril, quando são registradas as menores médias.

 

No auge do inverno pode até não nevar, mas é bastante comum a ocorrência de geadas. Isso ocorre também devido a proximidade com a água e a elevada umidade atmosférica na cidade. Já no verão as temperaturas chegam aos 35º, e aí a chuva é bem-vinda para amenizar o calor!

Escolhendo o melhor guarda-chuva

Sabendo que as chances de encontrar uma nuvem carregada em Porto Alegre, é preciso adiantar-se e andar sempre com um guarda-chuva ou sombrinha consigo.

 

A sombrinha é a alternativa mais prática para o dia a dia. Por ter um tamanho discreto, pode ser incluída em qualquer bolsa ou mochila. Não faltam opções divertidas de estampas para colorir o seu dia chuvoso, escolha a que mais lhe agrada e combina com o seu estilo e esteja sempre preparado!

 

Já nos dias de chuva mais pesada, não há outra saída que não um bom e velho guarda-chuva. Os modelos invertidos são ótimos para entrar e sair de carros sem se molhar ou molhar o piso do local onde você trabalha, estuda ou da sua própria casa.

 

 

 

E não podemos esquecer dos pequenos! As crianças principalmente precisam estar sempre protegidas da chuva para evitar ficar doente. Para elas, o guarda-chuva será um acessório desagradável e sem graça, a não ser que tenha uma estampa de acordo com a sua faixa etária. Os guarda-chuvas infantis têm estampas coloridas e de personagens como Bob Esponja que conquistam a criançada.