Para algumas pessoas, chega a ser unânime: é só a chuva dar os seus primeiros sinais que o nariz coça, se enche de coriza e o espirro se torna inevitável. Já para outras, adeptas do conhecimento popular que herdaram após gerações de cuidados familiares, nem pensar em se molhar ou pegar qualquer tipo de friagem na rua. Com tantas associações, fica difícil de acreditar que um banho de chuva não faça mal para a saúde.

 

Do que são feitas as gripes e os resfriados?

 

Tanto a gripe, quanto o resfriado, são provocados por vírus. Enquanto que a gripe se pega apenas uma vez ao ano, o resfriado pode acontecer diversas vezes, é mais leve e chega devagar - ao contrário da gripe, que nos derruba de um dia para o outro. O maior número dessas infecções acontecem no inverno, o que faz com que muita gente acredite que o frio e a chuva sejam os grandes vilões da história. Acontece que, em estudos realizados por volta da década de 1950, buscando compreender a relação entre doenças respiratórias e estações do ano, foi descoberto que o inverno reserva o maior número de casos por conta da maior aglomeração de pessoas em lugares fechados, e não por causa do frio!

 

As baixas temperaturas causam constrição, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos, e consequentemente a menor distribuição de elementos de defesa pelo organismo. Isso pode baixar a sua imunidade, mas o que realmente causa o contágio pelos vírus da gripe e dos resfriado são os ambientes fechados e com o uso constante de ar-condicionado (quente ou frio), porque ele desidrata o ar e resseca as mucosas das nossas vias aéras, destruindo anticorpos e enzimas que nos protegem das infecções.

 

Mas afinal, tomar banho de chuva pode provocar resfriado ou gripe?

 

Pode ser que, durante o Verão, a preocupação com as baixas temperaturas nem passem pela sua cabeça. Mas o que fazer com o receio de tomar um belo banho de chuva e acabar ficando resfriado (ou até mesmo gripado)? O medo de ficar dias com a vida em atraso por conta de uma infecção boba que pode até deixar de cama em pleno calorão? A solução é simples e pode lhe surpreender: se jogue! É isso mesmo, se jogue! Como nós vimos, a possibilidade de você pegar uma gripe ou um resfriado em lugares abertos é muito mais baixa que no ambiente de trabalho, por exemplo. As suas roupas molhadas apenas serão um problema se você não toma os cuidados básicos ao longo de todo o ano, como uma boa alimentação e ingestão de líquidos. A dica é curtir e se preocupar apenas em manter os ambientes que você frequenta arejados, além de manter as mãos sempre limpas.